Se você já precisou trabalhar com textos na hora de criar uma arte ou até mesmo está criando um logotipo (ou buscando informações para a criação de um), em algum momento vai se deparar com os conceitos de Legibilidade e Leiturabilidade. E provavelmente, pode se confundir um pouco. O post de hoje do blog da Bartolo vem pra esclarecer as diferenças entre ambos.
Quando você desenvolve um logo, por exemplo, é fundamental levar em consideração que as pessoas precisam conseguir ler e identificar a marca que ele está representando. Outro ponto importante é pensar em quais serão os usos para esse logotipo, onde ele será aplicado, para que ele seja identificável em qualquer contexto.
Ou então, ao criar um material como um folder, em que há bastante texto, a leitura não pode ficar comprometida, pois a função dele é perdida. As informações que ele contém, senão puderem ser compreendidas, perdem a utilidade. Por isso, é essencial aplicar os conceitos de Legibilidade e Leiturabilidade em seu material.
A Legibilidade se refere à facilidade que uma letra individual pode ser distinguida da outra. Sempre levando em consideração forma, contorno, largura, ângulo, elementos, contraste, imagem de fundo, entre outros. Resumidamente, a capacidade de reconhecer as letras.
Já a Leiturabilidade está relacionada ao “conforto visual”. A facilidade de se ler um texto ou palavra como um todo. Quando os olhos batem no texto, devem seguir a direção da leitura confortavelmente e absorver o conteúdo com fluidez.
É por isso que a escolha de fontes, cores e imagens é tão importante. Todo o contexto da arte deve ser considerado para que o conteúdo seja compreendido e absorvido da melhor forma possível. Você já conhecia esses conceitos?