Principais diferenças entre Impressão Offset x Impressão Digital

diferenca

Os dois métodos de impressão mais comuns nas gráficas do Brasil são Offset e impressão digital. Entretanto, há diferenças relevantes entre ambos, que precisam ser consideradas no momento de escolher qual a melhor opção para produzir seu material gráfico. A Gráfica Bartolo faz uma pequena introdução sobre as principais diferenças entre elas e a melhor utilização de cada uma.

A impressão Offset é ideal para quem precisa de impressos em grande quantidade. Ela utiliza a escala de cores CMYK (Cíano, Magenta, Amarelo e Preto) que deixam camadas de cores, formando textos e imagens. Essa impressão também permite a utilização da paleta Pantone, que resulta na obtenção de cores especiais, como tons metálicos e fluorescentes.

A impressão digital trabalha com cores diretamente do computador para o papel, ou seja, não precisa do intermédio de chapas, filmes, telas e afins. Por envolver menos processos e mecanismos, ela se torna uma opção mais eficiente e prática, pensada para reduzir custos e oferecer qualidade com melhor custo/benefício.

A impressão digital permite uma qualidade para os impressos, inclusive em baixas tiragens. Por não haver contato com chapas ou outros intermédios, não há alterações na cor, ou seja, a primeira e a última impressão serão fiéis ao modelo original. Por esse motivo, não há necessidade de prova de cor. O impresso será exatamente de acordo com o que foi definido na arte.

Imagine que você é dono de um restaurante, por exemplo, e precisa imprimir alguns cardápios para a sua empresa. Você deseja um material impresso com qualidade, mas por um preço favorável e com urgência. Nesse caso, a solução ideal para sua necessidade é a impressão digital. Com ela, seus cardápios serão impressos rapidamente, com qualidade de impressão e custo/benefício excelente. A impressão digital é capaz de oferecer qualidade inclusive em baixas tiragens. Essas são suas principais vantagens.

Características da Impressão Digital:
• Equipamentos: exige menos maquinário, pois envolve menos processos;
• Quantidade: você pode solicitar impressões em pouca quantidade, diferentemente da impressão offset, que precisa de impressões aos centos ou milheiros;
• Tempo: outra vantagem da impressão digital é o tempo do processo. A impressão é extremamente ágil, exatamente pela quantidade menor de procedimentos envolvidos na produção dos impressos;
• Cores: fidelidade à cor original da arte;
• Preço: em consequência aos itens citados acima, o custo da impressão foi reduzido. Por haver menos maquinário e processos envolvidos, essa nova tecnologia facilitou o processo sem encarecer o produto.

Aqui na Gráfica Bartolo, além de Impressão Offset, também trabalhamos com impressão digital! Conheça nossos serviços, envie seu material para atendimento@graficabartolo.com.br e conte com a nossa qualidade!