A ARTE DE CRIAR GIFS

blog

Contar pequenas histórias através de GIFS é a nova sensação da internet. Visualmente atraentes, eles são curtas animações que se repetem em looping.

Apesar de sua aparente simplicidade, para criar bons GIFs, você precisa levar alguns pontos em consideração. Primeiro, que história você deseja contar? Com poucos segundos de duração (que se repetem infinitamente), um GIF está passando uma mensagem. A dica é pensar em algo engraçado e simples de entender.

Além disso, seu GIF deve ser simples. Por sua característica, quanto menos elementos como sombras, detalhes e texturas, melhor. Minimalismo é a dica aqui. Dessa maneira, você tem mais liberdade para animar, sem tornar seu GIF poluído e confuso. Uma boa pedida é trabalhar com formas geométricas, cores mais flat e evitar detalhes em excesso como fios de cabelos, dedos, detalhes nas roupas ou cenários. Abuse da simplicidade para criar personagens caricatos, bonitos e com estilo exclusivo.
Tente também criar o loop perfeito. A “emenda” não deve ser vista, para que seu GIF tenha um movimento mais fluido e leve.

Dica: para ter certeza que o loop será perfeito e funcionará, crie o primeiro e último frames de maneira que eles combinem entre si suavemente. Só depois crie o corpo da animação.
Outra sugestão para tornar seu GIF visualmente interessante é abusar dos mini efeitos. Movimentos exagerados são cômicos. Escolha paletas de cores que saltem aos olhos e contrastem entre si, mas tome cuidado com os gradientes.

Ou seja, para criar seu GIF, pense nele como um todo. Nas cores, composição, efeitos e história. Abuse dos elementos simples, cores vivas e crie loopings perfeitos. Agora você já está pronto pra criar GIFS super legais. Você tem mais alguma dica?